Dores no nervo ciático (ciatalgia) – Sintomas, Causas, Tratamento e Prevenção

Dor no nervo ciático: sintomas, causas, tratamento e prevenção

Vico Massagista – São José SC – Massagem Terapêutica, Massoterapia, Quiropraxia, Acupuntura,  Vico Massagista – São José SC – dores nas costas coluna lombar nervo ciatico torcicolo ombro pescoço hérnia de disco, Vico Massagista – São José SC – torção luxação inchaço dormencia formigamento pé tornozelo joelho cotovelo calcanhar pulso

O ciático é o maior nervo do corpo humano. Estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux). Ele é responsável, em grande parte, pela inervação sensitiva, motora e das articulações dos membros inferiores. Excesso de peso e má postura são dois fatores que contribuem para as dores no nervo ciático, cada vez mais comum.

Na verdade, a ciatalgia é mais um sintoma do que uma patologia propriamente dita. Ela é provocada pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e vão formar o nervo ciático (ou isquiático), que começa na quarta e quinta vértebra da coluna lombar. .

Sintomas

Essa dor geralmente é sentida desde a parte posterior da coxa até a parte posterior da panturrilha, mas pode se estender até aos quadris e pés. Além da dor, pode haver entorpecimento e dificuldade de movimentação e controle da perna, formigamento suave ou, ainda, uma sensação de queimação. Em alguns casos a dor é tão forte que a pessoa não consegue se mexer.

Embora a ciática seja uma forma de dor relativamente comum, o verdadeiro significado do termo é muitas vezes mal compreendido. Ciática é a série de sintomas, e não o diagnóstico para o que está irritando o nervo e causando a dor. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e, geralmente, pioram a noite. É sempre importante consultar um médico.
.
A dor causada por compressão ou irritação do nervo ciático por causa de um problema nas costas é chamada de ciática. As causas mais comuns da dor ciática incluem os problemas na região lombar: hérnia de disco, doença discal degenerativa, estenose espinhal e espondilolistese.
Tratamentos

Os tratamentos convencionais costumam ser baseados em anti-inflamatórios, analgésicos e na correção das causas da compressão do nervo: aplicação de fisioterapia ativa e passiva, perda de peso, uso de sapatos adequados, uso de colchões confortáveis para dormir, reeducação postural e prática de atividade física – como caminhadas e alongamentos, por exemplo – respeitando as limitações de cada paciente são medidas fundamentais, não só para promover a descompressão do nervo, mas também para prevenir as crises.    Vico Massagista – São José SC – Massagem Terapêutica, Massoterapia, Quiropraxia, Acupuntura, Vico Massagista – São José SC – dores nas costas coluna lombar nervo ciatico torcicolo ombro pescoço hérnia de disco, Vico Massagista – São José SC – torção luxação inchaço dormencia formigamento pé tornozelo joelho cotovelo calcanhar pulso

dores no nervo ciatico: causa
 dores no nervo ciático: causada por hérnia de disco
Tratamentos complementares com terapia alternativa
Para dar um fim nas dores do nervo ciático, antes de tudo, é importante consultar um médico para ter certeza do grau da situação e se é possível recorrer a alternativas naturais. Se a resposta for sim, comece hoje mesmo a se cuidar com exercícios, massagens ou tratamentos orientais.
Os tratamentos mais indicados nesses casos são massagem terapêutica (massoterapia), acupuntura, moxaterapia (medicina chinesa), reflexologia, shiatsu, quiropraxia e Yoga.
O calor também ameniza a dor ciática, portanto,  banhos quentes ou aplicação de bolsas térmicas na região costumam ajudar. Alguns exercícios são proibidos para pacientes com inflamação no nervo ciático. Os exercícios com carga e de esforços, antes do fortalecimento da musculatura para a coluna vertebral, estão proibidos. No lugar deles, deve prevalecer o treino de baixo impacto e a hidroginástica, por exemplo.
.
Algumas medidas simples podem ser tomadas para prevenir o aparecimento das dores ciáticas:
  • Evite sentar ou deitar pressionando as nádegas por um longo tempo
  • Levante-se e alongue-se após passar muito tempo sentado
  • Evite ficar na mesma posição mais que 90 minutos consecutivos
  • Procure manter a postura correta
  • Pratique exercícios físicos regulares   Vico Massagista – São José SC – Massagem Terapêutica, Massoterapia, Quiropraxia, Acupuntura, Vico Massagista – São José SC – dores nas costas coluna lombar nervo ciatico torcicolo ombro pescoço hérnia de disco Vico Massagista – São José SC – torção luxação inchaço dormencia formigamento pé tornozelo joelho cotovelo calcanhar pulso

Vico Massagista – Clínica de Massagem Terapêutica, Massoterapia, Acupuntura, Quiropraxia – São José, Centro (SC)

(48) 3094-5746   –   de Segunda à Sábado

Localização da CLINICA DE MASSAGEM TERAPÊUTICA, MASSOTERAPIA, ACUPUNTURA E QUIROPRAXIA, em São José, Centro (SC)

Dores no nervo ciático (ciatalgia) - Massagista em São Jose SC - de Segunda à Sábado (48) 3094-5746
Dores no nervo ciático (ciatalgia) – Massagista em São Jose SC – de Segunda à Sábado (48) 3094-5746