Dor nas Costas: as causas, os sintomas, tratamentos e como evitar dores nas costas

 

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Dor nas costas

O que é dor nas costas?

Quase todas as pessoas em algum momento de sua vida podem experimentar dores nas costas que interferem negativamente no trabalho, atividades diárias ou atividades de lazer de cada pessoa.

Vértebras, músculos, nervos e articulações complexas são estruturas do corpo intimamente relacionadas às nossas costas. Portanto, quando há uma contração dos músculos, você sente dor, especialmente por causa de uma coluna destreinada, maus hábitos ou má postura. A inflamação da região lombar e a dor são imediatamente percebidas na parte de trás do nosso corpo.

No século XXI, no Brasil e em outros países industrializados, as pessoas começaram a seguir um estilo de vida bastante sedentário, o resultado é ter, entre outros problemas, também músculos fracos e pouco tônicos para manter uma postura adequada. porque eles não são mais capazes de suportar adequadamente a coluna e o peso do corpo.

No escritório ou no carro, tendemos a assumir posições erradas, às quais muitas vezes acrescentamos o fator estresse e a falta de esportes que certamente não trazem benefícios para a saúde da coluna. Estas são as razões pelas quais dor nas costas é agora a perturbação mais comum da civilização moderna.

A dor que é sentida quando você tem dores nas costas causa uma contração muscular adicional que, se não for tratada com tratamento adequado, pode levar a um agravamento da dor nas costas, com o risco de uma possível inflamação dos nervos, o que leva a extensão da dor nos braços, pernas e cabeça.

A coluna é uma coleção de mais de trinta ossos que sustentam todo o corpo e o tornam móvel e flexível. No interior, há uma parte importante do sistema nervoso central, a medula espinhal, que suporta o trabalho do cérebro.

Para esses ossos, exatamente chamados de vértebras, estão ligados ligamentos e estruturas musculares que nos permitem realizar todos os movimentos e assumir as posturas mais articuladas.

A coluna vertebral é dividida em:

  • cervical (sete vértebras cervicais)
  • dorsal (doze vértebras dorsais)
  • lombar (cinco vértebras lombares)
  • sacral (cinco vértebras sacrais)
  • cóccix

As vértebras são separadas umas das outras por discos intervertebrais, rolamentos reais que evitam a fricção desses ossos entre eles e amortizam os movimentos. O disco intervertebral é formado por um núcleo carnoso (composto de 90% de água) e um anel fibroso externo que o contém. A estrutura do disco atua como um amortecedor. 

A coluna vertebral possui quatro desvios fisiológicos (cervical, dorsal, lombar e sacrococcígeo) que permitem cargas dez vezes maiores do que uma estrutura reta poderia sustentar. A pressão que os discos sofrem depende claramente da posição: é mínima em uma posição horizontal, intermediária em uma posição vertical e máxima quando se senta ou inclina para a frente, suportando um peso que move o centro de gravidade ainda mais.
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Causas de dores nas costas

A mais conhecida das dores nas costas é o famoso “mau jeito nas costas” que chega intenso e repentino na parte inferior enquanto se movimenta um peso. Outras vezes, porém, sentimos um incômodo, muitas vezes insuportável que só passa se assumirmos a posição horizontal. 
Como o peso do corpo foi descarregado acima de tudo na região lombar, o estado de sofrimento e as dores decorrentes dele são chamados de “dor lombar”. Muito comum, por exemplo, é a clássica dor nas costas na gravidez, devido a um desequilíbrio postural ligado à presença do feto.
Em 90% dos casos, esses distúrbios desaparecem espontaneamente dentro de um mês, outras vezes a dor torna-se crônica, recorrendo periodicamente. Ao longo dos anos, o disco perde gradualmente a água (a diminuição da altura com o envelhecimento deve-se principalmente à diminuição do volume dos discos) devido a processos degenerativos que afetam os mucopolissacarídeos responsáveis ​​pela retenção de água garantindo a elasticidade da estrutura.
Esse processo degenerativo que afeta os discos é chamado de discopatia , quando as vértebras também são afetadas pela osteocondrose. Em alguns casos, dor nas costas é devido à presença de escoliose, uma deformação da coluna vertebral, que se manifesta com uma curvatura lateral.

OSTEOCHONDROSIS

A osteocondrose também envolve o sistema nervoso espinhal causando dor (uma porcentagem de cerca de 10% dos pacientes tem deficiência grave). O processo degenerativo também pode causar outras doenças, como a espondiloartrose, ou seja, a degeneração das articulações intervertebrais colocadas atrás dos discos. Normalmente, a osteocondrose intervertebral tem maior ocorrência em pacientes idosos. Esta condição envolve a degeneração do disco intervertebral , principalmente o núcleo pulposo (estrutura central do disco que suporta a maior parte das cargas que incidem).

HÉRNIA DE DISCO

A patologia clássica dos discos intervertebrais é a hérnia de disco. Após a diminuição do conteúdo aquoso do disco (com a idade de setenta anos, pode haver uma redução de até 10% da quantidade de água), as vértebras se aproximam; em seguida, como uma reação à nova situação, o disco tem como objetivo reter mais água e incha (protrusão de disco), também não tem as estruturas perfeitamente intactas para ser capaz de conter. Caso o núcleo pulposo se rompa, a hérnia não ocorre, mas se em vez disso é o anel a rachar, seguindo a pressão do núcleo interno, então ocorre o prolapso, que é uma hérnia constituída pelos materiais derivados da ruptura. . Quando esses materiais entram em contato com inervações, o paciente sente dor
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Sintomas de dor nas costas

O diagnóstico de dor nas costas, em geral, é simples. Mas é necessário entender suas causas. É essencial entender sua origem tanto para empreender o tratamento adequado quanto para evitar a dor crônica e a recorrência. 
Normalmente, o médico irá perguntar se é “localizado”, isto é, se você sentir em certos pontos, provavelmente, aqueles em que se criou uma lesão ou trauma, ou é “generalizada”, é aqui que pode ter se originado a partir de um tecido profunda; pode perguntar se irradia ao longo da perna, como na ciática, ou se está ligado a algum outro distúrbio, por exemplo intestinal; e é, portanto, uma dor “relatada”, que pode ser determinada por um distúrbio que afeta o intestino, ou por uma cólica hepática, ou pela degeneração de um disco intervertebral. Neste último caso, a dor também irradia para a perna. Pode acontecer que a dor ocorra imediatamente após ou dentro de 24 horas após um esforço ou um movimento incorreto. 
Normalmente você não precisa fazer exames especiais para determinar a causa, somente se a dor não passar após o tratamento com medicamentos ou aqueles identificados pelo seu médico ou farmacêutico, este último pode prescrever testes de diagnóstico, como raios-X, ou em casos especiais , uma ressonância magnética.

Como prevenção geral e para prevenir o agravamento da tensão muscular, a primeira regra é não ficar deitado muito tempo deitado na cama ou sentado,  por exemplo no sofá.  De fato, retomar a atividade física normal o mais rápido possível ajuda a prevenir a recaída e a causar dor nas costas.

Somente depois de ter deitado na cama,  tente endireitar as costas através de movimentos muito lentos e respirar profundamente. O repouso no leito deve durar pelo menos dois dias; se é absolutamente essencial levantar-se, é bom fazê-lo com muito cuidado, sentando-se primeiro na cama, abaixando lentamente as pernas até tocar o chão com os pés e levantar-se devagar, segurando as mãos na beira da cama. 

Junto com o resto, o médico prescreverá a medicação apropriada. Certamente os analgésicos não faltarão, atuando no centro nervoso responsável pela percepção da dor e impedindo o nosso corpo de sentir a dor.  

Para analgésicos, o médico quase certamente apoiará terapias anti-inflamatórias para reduzir a inflamação. Estas drogas tomam-se oralmente na forma de pastilhas ou grânulos para dissolver-se na água, em um estômago cheio; para casos mais leves ou como adjuvantes da terapia oral, também pode ser aplicado sob a forma de pomadas, géis ou adesivos na área afetada pela dor. Como o problema é o espasmo dos músculos, o médico também pode recomendar relaxantes musculares com o objetivo de relaxar e suavizar os músculos afetados pela contratura.

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Conhecer

Para evitar dores nas costas, é necessário, acima de tudo, assumir e manter as posturas corretas. Apenas uma postura postural correta consente em distribuir o peso do corpo de forma mais uniforme, evitando o alongamento dos músculos. Se você está de pé, deve manter a cabeça erguida, com os olhos voltados para a frente e não para o chão, de modo que o pescoço fique ereto e o peso da cabeça bem distribuído sobre toda a coluna; os ombros devem ser mantidos em linha reta. A pélvis deve ser levemente inclinada para frente, a fim de apoiar toda a região lombar e, portanto, regular melhor o trabalho dos músculos dessa região. Em muitos casos, esses comportamentos podem melhorar muito a situação.

Quando as costas começam a doer depois de uma longa permanência nos pés, é o sintoma de algo não vai bem. Nesses casos, é necessário fazer alongamentos com as pernas: ao fazê-lo, os músculos da coluna lombar podem esticar e alongar-se. 

Além disso, as pessoas que sofrem de dor nas costas freqüente devem, ao caminhar, manter o corpo de acordo com a postura descrita acima e evitar, para as mulheres, usar sapatos com calcanhares maiores que 5 cm de altura. 

A pesquisa em medicina mostrou que, se uma mulher usa saltos altos por muito tempo, ela prejudica o bem-estar de suas costas. Por outro lado, o salto alto é um fator de risco para quedas, com conseqüentes fraturas que não devem ser subestimadas.

Sentado incorretamente pode ser uma fonte de dor nas costas, a mesa ou a bancada de trabalho não deve ser muito alta ou muito baixa, para não forçar a inclinar-se para frente ou para trás; a cadeira deve ser ajustável em altura, para permitir que os pés repousem bem no chão e deve ter um encosto ligeiramente curvado na altura da região lombar da coluna. No mercado também há cadeiras com suporte para os pés: elas permitem que você assuma uma postura que faz com que o peso corporal fique diretamente nas pernas e não nas costas.

Aqueles que estudam ou leem demoradamente devem colocar o livro em uma tribuna; aqueles que ficam por muito tempo na frente de um computador devem colocar o monitor a uma altura que possa manter a cabeça em uma posição confortável. Em qualquer caso, aqueles que mantêm a mesma posição por um longo tempo devem parar a atividade que está ocorrendo em intervalos regulares, levantando-se da mesa e caminhando, esticando os braços e esticando as costas para trás. 

Finalmente, lembre-se de que quando você ergue um objeto pesado, você tem que dobrar os joelhos e levantar-se, fazendo os músculos das pernas funcionarem. E quando você tem que segurar ou levantar um peso, é importante para manter os braços junto ao corpo para não mais de esticar os músculos dos membros superiores que iria enviar esta tensão nos músculos e ligamentos da coluna vertebral.

Para evitar dores nas costas ou recaídas, a melhor coisa é fazer ginástica apropriada, consistindo em exercícios direcionados, não muito extenuantes, que lhe permitem fortalecer os músculos das costas e do abdômen para torná-los elásticos e mais resistentes a qualquer esforço. Técnicas de alongamento também se mostraram úteis nesse aspecto, assim como massagens. 

Embora a causa da dor nas costas não seja devido a um trauma, mas à degeneração de um disco ou doenças articulares, realize uma atividade física suave, como caminhar, nadar ou realizar exercícios simples de ginástica, dando assim maior vigor aos músculos e ligamentos ligados às vértebras, irá evitar o agravamento da condição.

Da mesma forma, em caso de excesso de peso, é útil tentar perder os quilos extras através de atividade física e nutrição adequada e adequada.

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