TERMOTERAPIA (CALOR) X CRIOTERAPIA (FRIO)

compressa quente ou fria - o que é melhor para aliviar a dor - Vico Massagista, São José SC, quiropraxia, massagem terapeutica, massoterapia e acupuntura. Florianopolis, Palhoça e Biguaçu
.

,

Saiba escolher em quais situações o melhor tratamento é aplicar gelo (frio) ou calor nas dores, lesões, câimbra, inflamações etc. 

 

Existe muita confusão sobre quando usar gelo e quando usar calor para tratar lesões, o que é lamentável, pois gelo e aquecimento – crioterapia termoterapia respectivamente – são tratamentos que valem a pena e são baratos, com riscos mínimos. Porém muitos pacientes e atletas deixam de fazê-los devido às dúvidas.

Podemos dizer, em resumo, que o gelo é para os ferimentostraumas, lesões agudas e o calor é para os músculoscontraturas e, eventualmente, lesões crônicas.

 

QUANDO USAR O CALOR:
Utilizado para lesões crônicas.
Função: fazer vasodilatação, usado principalmente para os músculos. Ele ajuda a aliviar a dor de espasmos musculares, pontos de gatilho (espasmos localizados ou nós musculares) e o estresse psicológico (que pode ser um fator importante em muitos problemas de dor).

.

Termoterapia é uma disciplina que está incluída dentro da fisioterapia e é definida como a arte ea ciência de tratar doenças e lesões pelo calor.

O calor pode ser aplicado terapêutica por radiação , condução ou convecção usando vários métodos, a partir de infravermelhos para aplicações de parafina e podem ser aplicados em níveis de tecidos profundos (ver também a superfície ou electroterapia alta frequência).

Termoterapia é uma ferramenta terapêutica valiosa em muitos traumas e reumatismo, um dos seus principais efeitos imediatos, o alívio da dor.

 

Efeitos do calor sobre o corpo

– O aumento da vascularização ( hiperemia ): não é um maior fluxo de sangue.
– Diminuição da pressão arterial por vasodilatação .
– Aumento defesas por todo o corpo.
– A diminuição da inflamação em subaguda e inflamações crónicas.
– Efeito analgésico , porque quebra o ciclo vicioso de dor -> contratura -> dor.
– Aumento da frequência respiratória ( taquipnéia ).
– Ele actua também no sistema digestivo como um laxante , uma vez que aumenta o peristaltismo .
– Dilui o muco.

 

Contra-indicações
inflamações agudas doença cardíaca
em caso de coração não compensadas. pacientes anticoagulados
alterações na pressão arterial. doenças infecciosas
em anestesia ou alteração de sensibilidade da pele (risco de queimaduras) neoplasias
processos músculo-esqueléticas agudas glaucoma
cavidades fechadas hipotensão grave
miosite ossificante hemorragia ativa
área cardíaca insuficiência hepática
áreas de insuficiência vascular inflamação aguda
locais de tumor problemas renais
crescimento pires ativos doenças da pele (por exemplo, fungos)
útero grávido alterações na sensibilidade

 

Termoterapia pode ser um tratamento eficaz para facilitar o processo de cura se for utilizado corretamente. No entanto, a aplicação de calor demasiado cedo pode agravar os danos no tecido uma lesão aguda e na verdade prolongar o processo de cicatrização. Compreender como e quando usar calor é importante no cuidado e tratamento de lesões esportivas

 

QUANDO NÃO USAR:

O calor pode piorar a inflamação. Ele têm potencial para causar algum dano leve quando usados erroneamente ou por tempo prolongado.   É inútil quando utilizado de forma contrária à sua preferência. Por exemplo, adicionar calor em um processo inflamatório, (quando o local já está quente) pode deixá-lo pior! Exemplo: aquecer um joelho recém-ferido pode inchá-lo mais, pois a circulação será aberta e mais sangue chegará ao local, gerando mais dor devido ao volume e células inflamatórias que ali estarão em grande quantidade.

Se a região lesionada de forma aguda for um músculo (estiramento, lesão parcial ou total) ou até mesmo uma queda ou qualquer trauma direto, o gelo está indicado, mas apenas para os primeiros dias (fase inflamatória) e apenas se for realmente uma lesão muscular verdadeira. A lesão muscular quase sempre envolve a dor severa, súbita e aguda. Se o músculo está lesionado, então use gelo para reduzir a inflamação. Quando o edema e a fase quente tiverem passado, mude para aquecimento, ou até mesmo faça a transição com o contraste.

.

CRIOTERAPIA  –   TRATAMENTO TÉRMICO ATRAVÉS DO FRIO

 

QUANDO USAR O GELO:
Utilizado para lesões agudas e pós-provas ou exercícios.
Função: fazer vasoconstricção nos tecidos danificados ou solicitados em excesso que estão inflamados, vermelhos, quentes e inchados (sinais flogísticos). O processo inflamatório é um processo saudável, normal, natural, mas, quando ocorre em grande quantidade, pode ser incrivelmente doloroso. Crioterapia é apenas uma forma mais leve, sem drogas, de controlar a dor da inflamação e prevenir que o processo inflamatório chegue de forma exagerada.

 

QUANDO NÃO USAR:

O gelo pode piorar os espasmos musculares. Eles têm potencial para causar algum dano leve quando usados erroneamente ou por tempo prolongado.  Inútil quando utilizado de forma contrária à sua preferência. Por exemplo, gelo, quando já se sente contraturas.

Colocar gelo nas dores musculares pode piorar a contratura. O gelo pode agravar espasmos musculares e pontos de gatilho, frequentemente presentes em dores nas costas (lombalgia e cervicalgia). Essas dores, causadas por contrações tensões, são facilmente confundidas com inflamação. O gelo faz os músculos se contraírem ainda mais, e os pontos de gatilho doem ainda mais agudamente.

Se a região lesionada de forma aguda for um músculo (estiramento, lesão parcial ou total) ou até mesmo uma queda ou qualquer trauma direto, o gelo está indicado, mas apenas para os primeiros dias (fase inflamatória) e apenas se for realmente uma lesão muscular verdadeira. A lesão muscular quase sempre envolve a dor severa, súbita e aguda. Se o músculo está lesionado, então use gelo para reduzir a inflamação. Quando o edema e a fase quente tiverem passado, mude para aquecimento, ou até mesmo faça a transição com o contraste.

O tratamento com gelo e calor é chamado de termoterapia e se baseia no fato de que a diferença de temperatura melhora as dores músculo-esqueléticas.
Alguns colegas argumentam que devemos colocar Gelo nas primeiras 24/48 horas e calor depois. Eu prefiro usar gelo o tempo todo, tanto na fase aguda quanto nos dias subsequentes.
,
.
crioterapia - aplicação de frio gelo terapeutico - Vico Massagista, São José SC
Crioterapia – justificativas para aplicação terapêutica do frio.
,
.

.

Porque usar gelo o tempo todo ?

 

O gelo diminui o metabolismo e a atividade tecidual, inclusive de vasos e nervos.  Inicialmente ele provoca uma vasoconstrição o que faz com que a pele fique pálida ( diminuição do fluxo de sangue ) e uma vasodilatação reflexa, ou seja depois de alguns minutos o local fica vermelho.  A Água morna por sua vez provoca somente a segunda fase ou seja vasodilatação.

 

Na primeira fase ( vasoconstrição ) o gelo diminui o funcionamento dos nervos o que produz anestesia ( após usar gelo alguns minutos, ao tocarmos na pele, não sentimos o toque provocado pelo contato dos dedos).

 

Termoterapia x Crioterapia - beneficios comparados - Vico Massagista, São josé SC
Frio & Calor – efeitos comparados
.
Essa analgesia permanece por mais tempo, mesmo após a retirada do gelo. Outro aspecto que torna o gelo superior a água morna é que a vasodilatação reflexa que ocorre após os primeiros minutos é mais intensa e mais prolongada que a produzida pela água quente.
Ou seja o gelo é superior a água morna pois apresenta melhores resultados de analgesia e vasodilatação reflexa mais prolongada.
.
Devemos usar gelo em todos os lugares e em todas as pessoas?
Não, apesar do gelo ser superior a água morna, repetindo ÁGUA MORNA, ( não use água quente pois senão você vai queimar a pele) nem todos os pacientes suportam bem o gelo, principalmente paciente mais idosos. Locais com protuberâncias ósseas salientes também são mais sensíveis ao gelo. A região dos pés, por exemplo, responde muito bem a água morna com um pouco de sal.
.
.
compressa de agua - aplicação de gelo (frio) no local da dor, contusão, lesão, contratura muscular - Vico Massagista, SC
Crioterapia – aplicação de bolsa de gelo no cotovelo para diminuir a dor
 
.
Por quanto tempo devemos aplicar o gelo?
Vinte minutos, evitar o uso por períodos mais prolongados, o gelo provoca queimaduras e faz lesões tão ou mais graves que o água quente. ( lembre-se das histórias das pessoas que perderam a ponta do nariz ou partes do pé quando expostas ao frio extremo por muito tempo ).
Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele, a pele deve estar protegida por um pano e o gelo deve estar dentro de uma sacola plástica.
Gelo por períodos maiores que 20 minutos pode causar queimaduras!
.
Podemos usar bolsas de gel geladas? Elas substituem o gelo?
Essas bolsas que são colocadas no freezer são muito úteis para crianças. ( não use gelo em crianças pequenas sem orientação médica ) a vantagem para crianças, é que essas bolsas térmicas perdem rapidamente a temperatura em contato com o ar e com a pele.
Para tratamento das patologias ortopédicas o uso de 3 ou 4 formas de gelo bem picado dentro de um saco plástico de supermercado é muito mais eficiente. O saco plástico fino cheio de gelo bem picado se molda a superfície da região e proporciona uma temperatura homogênea em todos os pontos, ou seja é superior ao bolsas com gel.
.
.
Podemos aplicar pomadas anti-inflamatórios junto com o gelo?
Sim, o momento ideal para aplicar esses produtos é após a retirada do gelo. Após 20 minutos de aplicação de gelo a pele está avermelhada ( vasodilatada ) e um pouco úmida, passe um pano seco para enxugar a pele e a seguir ( ainda com a pele avermelhada) aplique o creme anti-inflamatório.
,
.
A aplicação de gelo tem algum risco?
Sim, se você aplicar gelo durante muito tempo vai queimar a pele e os tecidos abaixo da pele ( Geladura ).
.
O que é banho de contraste?
O banho de contraste é o uso de água morna e água gelada de modo alternado.

.

Como é feito o banho de contraste?
O banho de contraste deve ser preparado com duas bacias. Na primeira coloque água quente e tempere até uma temperatura de 36-38 graus, na outra coloque água gelada com vários cubos de gelo. Inicie colocando os pés ou as mãos na água morna durante 15 a 20 segundos e a seguir coloque na água gelada durante 5 a 10 segundos. Retorne para água morna e repita até completar 20 minutos.  a medida que a água morna for esfriando complete com mais água quente.

.

Crioterapia - aplicação de saco de gelo na torção de tornozelo - beneficios, indicações - Vico Massagista, São José SC.
Crioterapia – aplicação de saco de gelo no tornozelo para torcedura ligamentar

.

Quando devo usar o banho de contraste com água morna e água gelada?
O banho de contraste em geral é usado para melhorar os edemas (inchaços) crônicos ou nos edemas residuais
.
Devemos sempre usar o gelo para todos as patologias?
Patologias inflamatórias cronicas, idosos e fibromialgia realmente não gostam de gelo. gosto muito do gelo para as patologias traumáticas e esportivas mesmo envelhecidas. Porém cada caso é um caso.

Deixe uma resposta